sábado, 28 de novembro de 2009
As viagens que fazemos pela vida...
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Oração da Manhã...

terça-feira, 17 de novembro de 2009
Parar de evitar a si mesmo..
Em geral, evitamos olhar de frente para os conflitos, sejam eles dentro ou fora de nós. Vamos protelando os fatos desagradáveis da vida com a "esperança" de que eles mudem com o tempo. Alguns se resolvem por si mesmos: outros, no entanto, quando vêm à tona, são verdadeiras explosões.
Tendencialmente, preferimos nos acomodar. Evitamos o confronto tanto externo como interno. No entanto, é ao admitir nossas falhas e fraquezas que começamos a cultivar uma boa estima, a confiança em nossa capacidade de refletir e de enfrentar os desafios básicos da vida. Na medida em que evitamos a nós mesmos nos tornamos vítimas passivas dos infortúnios da vida. Isto é, deixamos de contestar o que vemos e sabemos a respeito de nós mesmos. Quando recusamos a nós mesmos, perdemos a oportunidade de transformação.
Olhar de frente requer aceitação, um antídoto direto da tendência de evitar o que nos incomoda.
Aceitar nossas falhas é uma atitude que desperta o autocomprometimento. Quanto mais aceitamos o que ocorre em nosso interior, mais perto estamos de nós mesmos e assim, podemos nos tornar agentes ativos em nosso desenvolvimento interior.
Aceitar é um modo de parar de lutar contra nós mesmos e de adquirir autorespeito. Quando aceitamos nossas falhas deixamos de sentir vergonha de nós mesmos. Nos tornamos testemunhas de nosso próprio processo de sofrimento. Aqui ocorre a verdadeira mudança: uma vez que não temos mais porque evitar a consciência de nossas falhas, torna-se mais difícil deixar de admiti-las! Uma vez tão próximos de nossa verdade interna, surge o desejo autêntico de fazer algo melhor por nós mesmos.
A esta altura, o desejo de mudar não está mais sustentado pelo desconforto de ser quem somos, mas sim pela vontade de nos oferecermos melhores condições!
A partir do momento em que aceitamos nossas falhas, elas deixam de ser fardos que temos que carregar inevitavelmente. Há um novo acordo interno. A autoresponsabilidade faz com que nos sintamos dignos de nós mesmos.
Quando nos decepcionamos, sentimos raiva de nós mesmos. Nestes momentos, aceitar nossas falhas poderia parecer concordar com nosso mal estar. Mas, não é isto... aceitar nossas falhas não quer dizer dar a mão à palmatória! É, sim, um ato de autocompaixão.
A ação compassiva baseia-se principalmente em não lutar contra, mas "com". A medida em que deixamos de atuar contra nós, mas com nós mesmos, desenvolvemos a autocompaixão.
O budismo nos inspira a sermos guiados pela sabedoria da compaixão. Yongey Rinpoche escreve em Alegria de Viver (Ed.Campus): "Quanto mais claramente vemos as coisas como são, mais dispostos e capazes nos tornamos de abrir nossos corações a outros seres."... "Ao aprender ver de onde a outra pessoa está vindo, qual é sua real condição, teremos menos chances de nos envolver num conflito, pois a clareza de saber distinguir as nossas limitações das limitações criadas pela outra pessoa irá nos proteger de não continuar agindo unilateralmente."
Neste sentido, ver com clareza gera energia, disposição para enfrentar o que em geral evitamos. Se aplicarmos a frase "Ao aprender ver de onde a outra pessoa está vindo" a nós mesmos, estaremos tendo uma atitude de autocompaixão. Admitir nossa real condição torna-se um modo de não gerarmos mais conflitos para nós mesmos, pois a clareza de saber distinguir as nossas limitações das limitações criadas por nosso hábito de evitar o confronto irá nos proteger de não continuar implicando com nós mesmos.
Quando passamos a acolher nossas falhas, nossa mente sossega, pois não precisamos mais escapar ou resistir. Aliás, para quem busca despertar a coragem de encarar a si mesmo, há uma frase poderosa a ser dita para antes de dormir: "Universo me revele a verdade".
Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer não se improvisa, O livro das Emoções e Mania de sofrer pela editora Gaia. |
sábado, 14 de novembro de 2009
Florais que te ajudam a dizer não.....
Ser gentil, solidário, prestativo, amigo e companheiro é muito bacana. Mas não tem nada a ver com negligenciar as próprias necessidades. É possível, sim, fazer coisas boas para outros, mas sem cair na síndrome de ser bonzinho em excesso.
As pessoas agem assim por diversos motivos. Pode ser auto-negação, timidez, submissão, fraqueza, baixa autoestima, passividade. Seja o que for, é preciso descobrir a força que há dentro de si. Fazer tudo pelos outros atrapalha não só o crescimento da própria alma, mas dos outros também."Fazer tudo pelos outros atrapalha não só o crescimento da própria alma, mas dos outros também."
Em outro nível, fazer tudo para agradar pode ser mais que uma negação dos próprios desejos. É também uma maneira de se iludir achando que está sendo amoroso e útil quando, na verdade, a pessoa só quer reconhecimento e aprovação. E, por isto mesmo, um NÃO em momentos apropriados e colocado com firmeza - mas também com amor - pode fazer muito bem a você e às pessoas do seu convívio.
Não destrua suas reservas de energia, alegria, criatividade, amor e tempo além dos seus limites! Confira abaixo florais que ajudam a fortalecer a força de vontade:
- Centaury (Bach) - Este floral traz o poder da determinação e ensina a pessoa a dizer NÃO quando é necessário. Transforma a debilidade da vontade em grande capacidade de doação, sensibilidade e bondade, mas vindos de alguém que também reconhece as próprias necessidades e desejos.
- Ruta (Minas) - Ideal para pessoas subservientes e tímidas que sucumbem facilmente ao desejo alheio. Muito boa para quem se deixa dominar facilmente, o popular "capacho".
Nota importante sobre a escolha dos florais:
A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Que preço voce paga????
Onde você se prende? Num relacionamento que não dá mais certo? Em atitudes que você toma para agradar os outros e dizer não às suas próprias vontades? No papel de gente boa para ganhar elogios e ser aceito pelas outras pessoas?
Você já sentiu uma agonia por dentro que vem junto com uma vontade de se libertar? Alguma vez percebeu em você um grande desejo de mudar completamente de postura e de opinião sobre algum assunto? E como você agiu? Engoliu essa vontade e reprimiu isso dentro de você? Até tomou uma atitude diferente, mas como não soube bancar sua postura sendo fiel a si mesmo, foi reprimido pelos outros e aceitou a repressão externa também?
Se você respondeu sim às perguntas acima, reflita:
Você se acha mesmo merecedor da felicidade?
Você se acha capaz de se dar felicidade?
Será que viver nessa prisão vale realmente a pena, será que realmente é a melhor opção negar a si mesmo para conseguir em troca algo dos outros?
Você não poderia mesmo, em nenhuma hipótese, dar a você mesmo o que essas pessoas lhe dão?
Eu vejo muitos casos de pessoas que não se permitem viver feliz, renunciam até mesmo sua vontade de sorrir em troca de manter uma imagem para os outros. Tais pessoas estão sempre sofrendo com uma sensação de aprisionamento e grande angústia. Sim, porque estão tomando atitudes contrárias a elas mesmas - estão agindo como seus grandes inimigos.
Se você passa por isso, entenda que essas sensações de estar numa prisão são mensagens de seu corpo pedindo que você tome uma atitude a favor de si mesmo. Claro que isso não é nada fácil para quem vive uma vida inteira respeitando muito mais as vontades dos outros do que as suas próprias. O mais impressionante que acontece na vida das pessoas que se aprisionam por dentro é que elas sempre atraem para perto delas pessoas que a reprimem mais ainda.
Muitas pessoas são submissas sem mesmo sentir isso - tomam essa atitude por gratidão, por pena ou por qualquer outro sentimento que acham que é valioso de ser nutrido. Além disso, essas pessoas vivem num ciclo vicioso enorme, porque entregam o poder de suas vidas nas mãos dos outros. Mas será mesmo que se renunciar, viver uma vida sem nenhum prazer em viver é satisfatório?
E você?
Acha mesmo que vale a pena viver aprisionado, deixando de fazer o que quer para agradar os outros?
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
O dinheiro é uma idéia divina...
O Dinheiro representa uma idéia divina
Ele flui para mim, fazendo-me próspera e proporcionando-me
as coisa boas da vida.
Deus não me nega nenhuma coisa boa
a mente infinita que me criou agora estimula o meu pensamento
e as minhas ações na direção de uma atividade cada vez mais ampla.
Não estou escravizada ao dinheiro, antes o dinheiro me serve assim como eu sirvo a vida.
Obrigada pelo que eu já recebi
Obrigada pelo que eu estou recebendo
Obrigada pelo que vou receber..
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Exercícos para a paz...
Tem uns dias em que voce se perde, sai do centro de paz e tudo vira um caos, e isso acontece muito derepente, as vezes sem motivos aparentes. Se é fácil sair do centro, da serenidade, parece claro também, que é muito simples, visto que sabemos o caminho, reencontrá-lo... basta querer. Trata-se apenas de um ato de vontade. É bom respirar profundamente, fechar os olhos, visualizar a chama da vida acesa no peito a iluminar nosso ser e tudo em volta. O que fazer para permanecer em sintonia constante com esta harmonia que acolhe, ampara, conforta e protege?
Talvez seja preciso observar mais, sentir mais.
Focar no que é esplêndido, pedindo para ser visto, apreciado, contemplado e que está presente ao nosso redor... e ir muito além das aparências e daquilo que nos foi ensinado... olhar com os olhos puros a beleza que está na natureza, num broto que se transforma numa linda e perfumada flor, num casulo despretensioso que se torna uma perfeita e belíssima borboleta ou numa minúscula parte de nós que, num ato de amor, transforma-se numa jornada de incrível perfeição e majestade, num milagre que dá vida a um ser humano de divina linhagem... É necessário notar a doação do Universo -do qual somos cocriadores- e sua abundância infinita... Todas as energias específicas para nossa caminhada, os elementos essenciais, estão sempre e gratuitamente disponíveis, garantindo-nos uma variedade de experiências a perder de vista, na terra, no ar, na água, no mundo impalpável dos sonhos e das outras dimensões...
Sim, é imprescindível sentir, captar também o que é invisível aos olhos, mas que o coração consegue nos trazer de forma cada vez mais clara, em função do despertar de nossa consciência, da transformação que se deu durante a intensa caminhada por este extraordinário planeta azul.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Poetas....
Os poetas são aprendizes de feiticeiros...
O desejo que move os poetas não é ensinar, esclarecer, interpretar, pois estas são coisas da razão
O seu desejo é mágico...
FAZER SOAR DE NOVO A MELODIA ESQUECIDA
Rubem Alves
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Los Angeles á Florianópolis
Meu coraçao tinha razão em estar tão angustiado antes de embarcar lá na California, a viagem me levou por caminhos bem difíceis, nao caminhos fisicos, mas os meus tortuosos caminhos da alma. Incrível como eu tenho poder, eu consigo entrar numa energia tão poderosa que paro o movimento natural da vida: não isso nao é maravilhoso, pois este poder sempre vem num momento de caos e reforça mais ainda a confusão. Vou tentar explicar...
Sai de San Diego as 6 horas da manhã, peguei o trem até Los Angeles, a viagem parecia um lance de sonhos, tudo muito perfeito, o sol nascendo, o mar, o apito do trem e aquele sacolego delicioso do trem. Cheguei em Los Angeles, tomei café, e fui pro aeroporto, tudo na maior paz, fiz o check in, o peso das malas estava certo, (eu achava que ia passar um monte do permitido), embarque tranquilo, poltrona na janela, almoço ótimo, vinho, e a paissagem mais linda que já vi, deserto, canyons, nuvens e uma tempestade gigante, passamos bem no meio, dava pra ver a chuva caindo e aquele monte de raios ao redor, foi um momento bem mágico. No México ficamos 4 horas numa sala isolada, fomos colocados no avião antes de todos e aí começou o inferno.... O vôo atrasou 3 horas e pouco, eu tinha uma conexão aqui no Brasil com um intervalo de 4 horas, então consegui transformar a noite num pesadelo de angústia, cheguei no Brasil e sai voando do avião, rsrsrs. eu estava tão ansiosa que o cara da alfandega me liberou de mostrar o papel, e aí fiquei plantada um tempão esperando as malas, sai correndo e fui na TAM tentar mudar o vôo pra Guarulhos mesmo, já que estava em cima da hora e eu teria que ir até Congonhas, naõ consegui mudar o vôo, peguei um táxi e pedi ao moço pra voar, ele me avisou que a marginal estava em obras e o trânsito uma loucura, e então começou a grande saga, toda rua que ele entrava estava trancada, tinha congestionamento ou algo do genero, ele tentava avançar e não dava, eu estava tão brava que queria descer e bater nos pedestres que passavam em frente ao táxi, derepente me dei conta da energia que eu estava gerando e o mal que ela estava fazendo, claro que eu estava com fome, com sede, vontade de ir ao banheiro e fumar, claro que eu sabia que não tinha mais nem um vôo pra Floripa ou Navegantes, afinal metade de São Paulo resolveu vir na october, mas mesmo assim me dei conta que ia morrer de angústia e não ia chegar em casa, então decedi que dormiria no aeroporto, que estva tudo bem. Agradeci a Deusa e me acalmei... no mesmo instante o trânsito fluiu, cheguei no aeroporto 2 minutos antes de fechar o check in, o motorista ficou pegando minhas malas e eu entrei na fila. Consegui pegar o vôo e logo depois estava desembarcando em Floripa. Percebi de novo que todos temos esse imenso poder pro bem e normalmente usamos pro mal, pro nosso mal. Pensamento é energia pura, pensamento se faz matéria. Agradeço a Grande Mãe que tem paciência pra me mostrar que a vida é plena e tudo sempre é pro melhor, basta acreditar.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Estou voltando pra minha terra..
terça-feira, 6 de outubro de 2009
o jeito de ser...
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
GAROTA EU VOU PRA CALIFORNIA...

terça-feira, 29 de setembro de 2009
DUENDEDS EXISTEM....
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Old Town - San Diego - California
sábado, 26 de setembro de 2009
Conhencendo...
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Cheguei no Pais do Tio Sam
Vi o mais lindo nascer do sol chegando no Mexico, ,onde fiquei em uma sala especial (la precisa de visto, mas como eu ficaria menos de 24 horas, so fiquei numa sala sem poder circular pelo aero, com um seguranca todo o tempo comigo, nao precisei passar pela fila de imigracao, o guarda me levou ate quase dentro do aviao, me senti VIP. Vi dois vulcoes desativados, ainda bem, vi o deserto, e todos aquelas coisas misteriosas que a gente ve quando esta no alto, estradas que nao levam a lugar nehum, rios que nao acabam nunca e em cima das nuvens a formacao de imensas nuvens com seus desenhos infantis.
Chegando em Los Angeles, na imigracao, o guarda e eu nao nos entendemos e ele me mandou pra uma fila que nao tinha ninguem, todos indo pra outras filas e eu naquela, as malas passando pelas esteiras e a minha ali sendo desmontada pelo seguranca, um espetaculo.... ele fez um monte de perguntas, olhou e sumiu com meu passaporte, eu com muita fome comecei a olhar para o relogio... 42 minutos depois ele voltou, fiquei todo este tempo de pe, esperando sem saber oque rolava, o bom e que nao tinha nada de errado, entao sabia que se resolveria pelo melhor. Sai do aero, sem comer, peguei um taxi e fui pra estacao de trem. . Peguei um trem de LA para San Diego, todo mundo deveria andar de trem aqui, ar condiconado, poltronas melhores que no aviao, dois andares de trem e a maior parte da viagem e perto do mar. Cheguei em SD as 20.30 horario do Brasil depois de ter saido da minha casa a 29 horas. Comi e desmaiei, muito feliz por ter conseguido chegar, apesar das minhas apreensoes..
ESTE NOTE NAO TE ACENTUACAO POIS E EM INGLES, KAKAKAKA
Agora novas viagens, de trem de preferencia..
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Coisa que gosto é poder partir vez em quando....
Start spreading the news, I'm leaving today
I want to be a part of it - New York, New York
These vagabond shoes, are longing to stray
Right through the very heart of it - New York, New York
I want to wake up in that city, that doesn't sleep
And find I'm king of the hill - top of the heap
These little town blues, are melting away
I'll make a brand new start of it - in old New York
If I can make it there, I'll make it anywhere
It's up to you - New York, New York
New York, New York
I want to wake up, in that city that never sleeps
And find I'm A number 1, top of the list
King of the hill, A number 1
these little town blues, are melting away
I'm gonna make a brand new start of it, in old New York
and- If I can make it there, I'm gonna make it anywhere
It's up to you, New York- New York
sábado, 12 de setembro de 2009
Los Angeles daqui uma semana..

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Mercúrio retrógado...HAJA CONFUSÃO...

O período entre os dias 7 e 29 de setembro é marcado por um fenômeno planetário não muito raro, chamado "retrogradação de Mercúrio". Nestes dias, o planeta Mercúrio realizará um movimento de retrocesso, em relação a quem observa este astro a partir do nosso planeta. De que maneira isso pode nos afetar, e como podemos utilizar o conhecimento deste fenômeno a nosso favor?
A retrogradação de Mercúrio pode ser muito benéfica em relação a vários aspectos da vida. Por exemplo: se você escreve e deseja revisar coisas que já escreveu, o momento é este. Se sente a necessidade de retomar uma conversa que ficou mal concluída, aproveite. Se quer corrigir um mal entendido, o período é excelente.
Há, entretanto, coisas que devem ser evitadas quando Mercúrio se encontra retrógrado. A principal delas envolve realizar atos comerciais muito importantes. Se você tem algo importante para comprar ou vender, deixe para fazê-lo a partir do dia 30. Acordos e contratos também não são favorecidos pela retrogradação de Mercúrio. Quaisquer contratos, acordos ou planos formais feitos neste período precisarão ser corrigidos, refeitos.
A retrogradação de Mercúrio exalta a importância da revisão, do retorno, da reavaliação. Foque sua atenção nisso, evite começar coisas novas, e você viverá um excelente mês de setembro. Grande consolo pois a vida segue..
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Chuva pra mim é benção

sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Culto a Grande Deusa

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eu sou a Deusa, eu sou a bruxa Eu sou aquela que ilumina e protege O poder da Grande Mãe está dentro de mim.
Que a Grande Mãe A Senhora do Norte Encha de frutos a árvore da minha vida.
Grande Deusa que habita dentro de mim Santifica cada palavra minha e cada ato meu Afasta cada sombra de minha vida Ilumina todas as minhas estações Torna-me forte na dor Torna-me bela no amor. Que teu nome e teu poder Sejam o meu nome e o meu poder. Assim sempre foi, assim sempre será.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Oração a Grande Mãe....

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

Durante os dias 22 e 25 o Sol fará uma interessante combinação com Plutão. Quem sabe não está no momento de você rever as suas escolhas? Chegou a hora de ir à forra e passar a limpo o passado em grande estilo. Você tem a oportunidade de uma bela revanche e pegar de volta o que realmente lhe pertencia e que a vida lhe tirou. Parece que o mundo agora lhe diz “sim”.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Conselhos da Mãe Lua...

Mercúrio forma uma conflituosa ligação com Marte do dia 20 deste mês até o dia 08 de Setembro. A tendência geral será de irritabilidade. Nesse período, não se deixe contaminar por essa energia de hostilidade, mas se, por acaso, ela surgir, evite falar com as pessoas antes de se acalmar. Você poderá emitir opiniões imaturas ou francas demais. Tente não responder a mensagens que tenham um tom mais exaltado, sua resposta poderá deixar a situação ainda mais quente e algo que normalmente passaria logo, pode se transformar em uma briga feia! Esquive-se também de conversas com pessoas com as quais você tem pouco ou nenhum contato, você poderá passar uma má impressão em função de uma certa rispidez.
Dia 21 o Nodo Norte entra no signo de Capricórnio e o Nodo Sul no signo de Câncer. As atitudes mais maduras são as que abrem as portas. É necessário que cada um comprometa-se com as suas dificuldades e abandone o hábito de pedir colo cada vez que as coisas não saem como desejado.
Agora toda vibração se transforma, o Sol muda de elemento e entra no meticuloso, pragmático e analítico signo de Virgem, no dia 22. Tudo que for pensado, sentido ou feito deve ter a marca do possível. Esse é um signo do elemento terra, racional. Qualquer situação que estejamos vivendo ou qualquer atitude que queiramos tomar deverá seguir a rigorosa análise da lógica e da razão. Todos as minúcias devem ser levadas em conta, para que algo dê realmente certo.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Meu Deus.....

sábado, 15 de agosto de 2009
LUA EM GEMEOS

Humor Sob a influência da Lua em Gêmeos, a disposição geral é para a inquietação e a dispersão. As coisas de caráter mais sério, mais pesado, ficam para depois. As pessoas se interessam por assuntos de natureza mais leve e mais alegre. Com a curiosidade em alta, buscamos por novidades. Trocar informações, bater papo, aprender sobre novos assuntos, é o que interessará neste ciclo. Estamos com muita disposição para circular e tagarelar. Será fácil vender alguma coisa ou mesmo uma idéia.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Dia perfeito.....
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
A Lua hoje está em TOURO

Humor. Um sentimento de apego, de proteger o que nos faz sentir seguros e de cautela, passa a dominar. Se antes, em Áries, havia um clima de agitação e impulsividade, agora o período torna-se bem diferente. Com a Lua em Touro, as pessoas se tornam mais conservadoras e há uma predisposição à indolência. Passa a predominar o bom senso e a segurança. Contamos com maior estabilidade emocional.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Fases da vida...
quarta-feira, 13 de maio de 2009

Escrever...

sábado, 28 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009
SOU EU .ÁRIES...

Cheguei!
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
PARE.

Os pensamentos se amontoam, muita coisa para fazer. Sei que todo mundo já passou ou está passando por dias assim, dias que dá uma vontade imensa de parar tudo, entrar embaixo da cama e sumir , ou dentro do armário, que tambem é um bom lugar pra sumir. Me pergunto porque faco isso comigo? por que tantas coisas ao mesmo tempo? oque isso me dá de retorno???????
Pare o mundo.... EU QUERO DESCER.
Aliás,. quero um bom café.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
A arte de humilhar - Marta Medeiros..

MARTHA MEDEIROS - 14/02/2009
A arte de humilhar
Não sou de andar com a cara fechada, pelo contrário: meu nível de humor é bastante razoável. Gosto de rir, sou leve, acho graça na vida. O que não quer dizer que ache graça de tudo. Nunca engoli, por exemplo, aquelas tais pegadinhas que foram febre na tevê anos atrás, em quadros que se inspiravam no Candid Camera e eram transmitidos em programas dominicais, em especial os do Silvio Santos. Me sentia constrangida ao ver pessoas humildes sendo feitas de trouxa.
***
Humilhação nunca me divertiu. Havia quem defendesse esses quadros, dizendo que os participantes autorizavam a veiculação da cena por livre e espontânea vontade. Não é bem assim. Eles autorizavam porque era a única chance de aparecer na televisão, o que é muito sedutor para quem nunca teve nem terá a chance de colocar o rosto na telinha de outra forma. Recebiam um cachezinho merreca e pagavam mico em rede nacional.Agora a coisa se sofisticou. Pegadinhas não são mais feitas apenas com transeuntes na rua: as celebridades entraram no alvo. Poucos anos atrás, uma emissora britânica pegou Tom Cruise. Ele dava uma entrevista sobre o filme Guerra dos Mundos, quando do microfone saiu um jato de água que molhou seu rosto e parte da roupa. Quá, quá, quá. Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor. No circo, funciona. No meio da rua, fazendo Tom Cruise de palhaço, funciona mais ainda. Há quem chame isso de brincadeira.Quando é com os outros, claro. Brincar é uma coisa, humilhar é outra bem diferente. Infelizmente, são poucos os que pensam assim, ou não haveria agora essa febre de programas especializados em “brincar” com celebridades, como se o fato de ser famoso obrigasse a vítima a aceitar tudo numa boa. Recentemente, o ator Wagner Moura se queixou de uma dessas brincadeiras.
***
Com toda razão. Muita gente considera hilário esse tipo de programa. Eu assisti raríssimas vezes, e sempre me causou um certo mal-estar. Lembro de uma vez em que os “repórteres” estavam na entrada de um local onde acontecia uma festa com presença maciça de artistas globais. Eles impediam a passagem dos carros e só saíam da frente se os convidados abrissem o vidro para responder algumas perguntas. Sem alternativa, os célebres rendiam-se àqueles xaropes e eram alvo de um festival de grosserias e chacotas. Quem mandou serem ricos, famosos e bonitos? O pedágio: pegação no pé. Com direito a ouvir ofensas e achar tudo muito natural.Não consigo entender qual é a graça de fazer as pessoas de bobas, de agredir pra não perder a piada, de abusar da paciência dos outros. Torço o nariz até para aqueles que, durante uma peça de teatro, escolhem alguém da plateia para fazer de pato, e olha que é um recurso cênico legítimo e utilizado no mundo todo. Tenho muitos amigos atores e quando sei que a peça recorre a esse tipo de “brincadeira”, eu vou, mas não aviso que estou na plateia e sento na última fila.
***
Ok, até o Cirque du Soleil recorre a esse expediente, mas nem todo mundo têm obsessão por aparecer sob um holofote: há os que acham muito bom ser plateia e nada mais que plateia, sem nenhuma fantasia de subir ao palco. Qual o problema de deixar esses de lado? Ah, mas azucrinar os tímidos é que tem graça! Óbvio. Talvez eu tenha mesmo algum distúrbio de humor, só sei que o mundo tem sido muito ingrato com os discretos.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
SC PÓS ENCHENTE - URDA ALICE KLUEGER
Urda Alice Klueger - Escritora e historiadora
Ontem minha cidade de Blumenau foi diferente. De repente, saído de todos os seus esconsos, uma população inteira de desvalidos saiu e até fugiu dos abrigos públicos mantidos nas escolas do município, e veio para praça pública. Quem era essa gente? Eram os trabalhadores de Blumenau, aqueles que passaram grande parte das suas vidas trabalhando para fazer a sua casinha, e que a construíram, a pintaram, a muraram, fizeram jardins, esticaram redes nas varandas para melhor poder conversar com suas mulheres ao por do sol, que nelas criam ou já criaram seus filhos, que tinham aqueles lugarzinhos bonitos, com cortinas na janela e roseiras perto da cerca – e que de um momento para o outro viram a terra desmilinguir, virar gelatina se liquefazendo, e suas casas irem embora dentro de mares de lama, tantas vezes levando junto entes queridos ... e que acabaram nos abrigos públicos de que já falei acima.Eu fiquei tão perdida no tempo desde que tudo começou que já não sei desde quando eles estão lá (e eu estou aqui, pois também sou uma desalojada), mas sei que foi logo a seguir do dia 20 de novembro. 21? 22? 23? Já não sei, e também não importa o dia, pois dia se emenda em dia(...)O Brasil e o mundo mandaram tantos donativos para cá que ficará difícil gastar tudo, mas alguém fica com muita coisa no meio do caminho. Sei de um abrigo onde há mais de mil sabonetes amontoados numa sala, mas que a pessoa que coordena o abrigo não dá sabonete para determinado abrigado que dele necessita, porque não lhe tem simpatia pessoal. E eu sei bem o quanto esse desabrigado é útil ao seu abrigo; como trabalha, ajuda, limpa, prepara comida ... que será que leva essa chefia de abrigo a ter tanta antipatia? Será que é porque não são da mesma etnia? Olhem os guetos se formando na Europa Brasileira!As histórias são inúmeras, desde aquele sargento que, faz poucos dias, proibiu a carne para os adultos de determinado abrigo, liberando-a só para as crianças – quando todos sabem que há um congelador chapadinho de carne lá na cozinha, que veio das tantas doações que todo o país mandou. E as roupas sujas de menstruação que se deram às pessoas do abrigo tal, para que as usassem (nada havia sido salvo das suas casas), enquanto gente do Brasil inteiro mandava roupas novinhas novinhas... Começa a pergunta: quem ficou com tantas coisas? E um diretor de escola que resolveu tratar logo os abrigados como porcos: picou aipim com casca e tudo, e misturou um bocado de carne, e sem sal, sem tempero, sem preparo, cozinhou aquela gororoba e só não mandou servir em gamelões porque deve ter ficado com vergonha. E outro diretor de outra escola, que se sente o dono do abrigo (a escola é publica, construída com legítimo dinheiro do contribuinte, e o diretor é um funcionário público, com o salário pago com os impostos daquela gente que está lá desvalida) e que não permite coisas básicas, como pais que vêm de longe para saber a sorte dos filhos, e sequer podem entrar lá para falar com os mesmos... e um outro chefe de abrigo, que vergonhosamente faz com que cada abrigado seja revistado pelos soldados lá de plantão, mesmo que o abrigado tenha apenas ido até à esquina comprar um pão.A lista das humilhações e falta de respeito é tão grande que nem pensaria em tentar coloca-la aqui. Mas taí uma amostra. E mesmo assim, esses trabalhadores da minha cidade terão que deixar o abrigo dia 30.01. Muitos e muitos já acabaram desistindo dos maus tratos e das humilhações e indo para a casa de amigos, ou voltando para as zonas de risco, assinando documentos em que se declaram auto-responsáveis pelo que vier acontecer, caso algo lhes acontecer nas zonas de risco. Eles têm que se ir, sumir; a vida nos abrigos tem que ser a pior possível, para que os moradores desistam, sumam das estatísticas – é bem diferente construir mil casas do que cinco mil casas – sobra um dinheirão para os bolsos não sei de quem.Pois é, gente, deve ser por aí. Sei de algumas coisas: o Governo Federal colocou 1 BILHÃO e 700 milhões de reais à disposição dos atingidos – é um dinheiro ENORME. Sei que tal dinheiro abrange, também, construção de pontes, rodovias e correlatos, mas sobra MUITO dinheiro para construir casas para os nossos trabalhadores. Parte será emprestada através de financiamentos, mas parte também será repassada a fundo perdido. E nada se faz. E o dinheiro que o santo povo brasileiro tirou do seu bolso, do seu contadinho, e mandou para cá? Cadê tal dinheiro? Era dinheiro para o povo, assim como as outras doações eram para o povo – e sei que tem gente jogando caminhão de doação em beira de estrada porque já não há onde guardá-la. E o meu povo, a minha gente trabalhadora e construtora de Blumenau, a comer lavagem de porco e a usar roupas sujas de menstruação e a não ter acesso a sabonetes, onde há muitos milhares esperando para serem usados? Então ontem o povo foi para a praça, foi pedir explicações e justiça. Eu estava lá de três formas: como observadora, pois sou uma escritora; como militante dos Movimentos Sociais, e como desalojada também. Havia centenas de pessoas diante da prefeitura pedindo justiça, e o prefeito fez o que é de praxe em tais horas: sumiu, se escafedeu. Mas aceitou marcar uma audiência para a próxima terça.Toda essa gente merece satisfação: desde aquele humilde baiano que vi na televisão, depositando o seu troquinho de quem ganha salário mínimo, até aqueles que fizeram grandes doações – como também os nossos trabalhadores, os mais espoliados dos espoliados. É hora de obtermos respostas, e muito rapidamente. Eu, por exemplo, fiz meu cadastro de desalojada no dia 16.12.2008 – mais de mês, portanto. Deixei lá o endereço onde estou, o telefone, o endereço eletrônico – e até este momento nem uma vezinha alguém me disse a mínima coisa. Imagino que alguém ao menos deveria dizer: “há que esperar o final das chuvas para se fazer alguma coisa. A senhora, por favor, tenha paciência!” – mas nem isto.Se não dão satisfação a mim, conhecida como escritora bocuda, que publica em diversos continentes, o que algum dia dirão aos trabalhadores que constroem esta cidade? Decerto dirão algo assim:Sai daqui! Passa! Ligeiro! Senão vai ter cadeia! Seus arruaceiros! E aquelas pessoas que doaram, e doaram, e doaram... estava na hora de alguém contar como as coisas se passam.Blumenau, 23 de janeiro de 2008.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
LUA EM AQUARIO.. é a minha, rsrsrrs
A posição Natal da Lua no Signo de Aquário é própria de pessoas que detestam cobranças emocionais de qualquer tipo. Não gostam de se ligar à pessoas mais melosas, carentes ou emocionalmente exigentes. O seu padrão emocional é de liberdade, espaço, autonomia. Dramas e ciúmes são muito mal vistos.
Extremamente sociáveis, gostam de se sentir ligados a grupos e amigos e se nutrem mais dessas relações do que de situações mais íntimas. Quando estão muito tocados ou subjugados por uma emoção, tentam esfriá-la ou cortá-la para recuperar a liberdade que gostam de manter em relação às pessoas e às coisas. Não sentem igual a todo mundo e não têm as reações previsíveis. Nunca se sabe como eles podem se sentir em relação a alguma coisa.
Espontâneos, francos em relação às suas emoções podem nos surpreender com demonstrações completamente diretas e sem rodeios de seus sentimentos. Podem parecer frios e distantes quando vamos a eles buscando carinho e intimidade. Quanto mais se tenta aproximar deles mais fogem. Quanto mais os deixamos à vontade e soltos mais se aproximam.
Têm uma habilidade única de deixar os outros fora da vida deles. Podem se enjoar com facilidade de uma pessoa ou de uma situação e, de uma hora para outra se desligar delas; buscando novos interesses e novos lugares. Não pergunte a eles sobre seus sentimentos a menos que queiram conhecer a verdade. Quando entram na fase da novidade, não insista: qualquer outra coisa vai parecer mais estimulante do que o que eles têm na mão.
Não caem em chantagens emocional, não atendem à cobranças e não se mobilizam com o descontrole emocional dos outros. Ninguém de quem depender - ninguém dependendo deles: este é o seu lema. Espaços livres, universos separados, laços e vínculos que incluem respeito à liberdade de cada um --é assim que se sentem bem.
Essa Lua não pede mimo, nem paparico, nem zelo. Pede que a deixem livre inclusive que não prestem atenção demais nela. Pede que suas necessidades possam variar. As afinidades intelectuais são pré requisitos para as ligações emocionais Essa pessoa se sente sufocada e acuada muito facilmente, então o pior é cobrar e pressionar. Se alguma coisa não vai bem não vão tentar consertar ou resolver. Para elas é emocionalmente mais simples cortar e cair fora. O melhor consolo é dizer-lhes que não estão obrigados a nada se não quiserem; que eles têm sempre uma outra opção; que podem deixar tudo para trás e inverter totalmente, a ordem das coisas.
O homem de Lua em Aquário:A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua ânima e portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.No caso da Lua em Aquário uma mulher, inteligente, rápida, independente, com vida própria e interesses próprios; que dê muita liberdade e espaço. Também as mulheres que surpreendem e que tenham algo de incomum, não óbvio ou conservador.
ASCENDENTE EM ARIES

Ascendente em Áries
Áries é um signo do elemento Fogo que confere muita energia vital, vontade, entusiasmo, auto-centramento, orgulho, idealismo e espírito de luta. Seu ritmo de funcionamento é impulsivo, extrovertido, dinâmico, apressado. Seu temperamento é bilioso, colérico, voluntarioso, extrovertido, veemente e forte.
Áries é o primeiro signo do zodíaco, significa todos os inícios e tem relação com a primeira infância. O ariano tem um espírito pioneiro, combativo, lutador, defensor de suas idéias e vontades. Ele busca sempre sua identidade através da experimentação, da auto-afirmação e da liberdade de ação, indicando que seu nativo vai agir no mundo para se auto-conhecer, se diferenciar e se individuar sempre de modo muito incisivo.
Para tal, ele conta com muita criatividade, independência e autonomia. Vai precisar encontrar e expressar este poder criativo que habita em seu interior para encarar a vida como realmente deseja: uma sucessão de experiências, aventuras e desafios que lhe permitam descobrir quem ele é.
Para levar a cabo os seus objetivos, o ariano de ascendente possui ainda muita iniciativa, coragem, capacidade de liderança, competitividade, espírito empreendedor e muito poder de decisão para se lançar e atuar em qualquer situação. Vai preferir sempre atuar sozinho e de preferência exercer o comando ou a autonomia em tudo o que faz. Mas isso não significa que sua auto-confiança seja tão forte e nem sua vontade tão firme. Apenas indica sua urgência e necessidade de se afirmar de modo incisivo e precipitado.
Tem uma natureza franca e direta, podendo às vezes ser até estúpido e ofensivo, tamanho é o seu compromisso com a espontaneidade e a verdade.
Irrita-se com meios termos e nem sempre disfarça sua energia agressiva e obstinada. A impaciência e a precipitação são fatores que podem gerar muito desequilíbrio em seus relacionamentos pois não raro, tem muita dificuldade em perceber o ponto de vista das outras pessoas. Conseqüentemente, às vezes são chamados de insensíveis, rudes e grosseiros. Ou ainda por sua tamanha assertividade, rápidas decisões e visão tão objetiva e excessivamente direta de tudo, acaba passando muitas vezes por imaturo, ingênuo e infantil.
Mas como qualquer outro ser de fogo, o que o ariano busca é que o apreciem e admirem e vai passar boa parte de sua vida provando seu valor às pessoas. Vai então utilizar toda a sua vitalidade, energia e vigor para se expressar, mas como não consegue ser moderado em nada, manifesta esta energia com tamanho temperamento que acaba muitas vezes afastando as pessoas de si.
Passa grande parte de sua vida entre o dilema de ser independente ou de exigir muito a atenção e o aplauso das pessoas. E esta insegurança é que determina seu maior ou menor espírito construtivo e criativo ou destrutivo e agressivo.
Como possui muita energia física, precisa extravasá-la em atividades físicas, esportes, expressão corporal ou atividades ao ar livre. Gosta de correr riscos, enfrentar desafios e perigos e pode se sentir muito estimulado por lutas e competições ou por cumprir metas a curto prazo.
Sua presença física é fogosa, excitada e pode chegar a ser arrogante, impetuosa e agressiva. Está sempre pleno de vitalidade e energia e pode manifesta-la de modo atabalhoado, precipitado ou obstinado. Possui cabeça grande, rosto marcante e aquadradado porém estreito no queixo com as têmporas destacadas, testa baixa e larga, arco superciliar sobressalente, queixo pronunciado e nariz aquilino com narinas abertas. As sobrancelhas são bem grossas, cerradas e semi-juntas, o cabelo é espesso, basto e castanho-escuro, com tendência à calvície temporal. A cútis é moreno-avermelhada e pode apresentar cicatrizes. Os olhos são grandes, abertos e brilhantes com olhar forte, vigilante, audaz, franco e agressivo. A boca é firme com comissuras desenhadas, as mandíbulas finas amplas e fortes. O corpo é muito musculoso e rijo e a altura mediana para alta.
Com Áries no ascendente, a pessoa deve atentar para sua impulsividade, ansiedade, agressividade, impaciência, precipitação e egocentrismo. No entanto, é preciso lembrar que o ascendente é apenas a máscara da personalidade, que pode estar encobrindo um ser mais sensível e emocional, mais materialista, racional e objetivo ou mais intelectual e sociável.
A posição de Marte, regente do signo de Áries vai descrever como a personalidade se manifesta e em que assuntos poderá descobrir e demonstrar melhor a sua identidade.